sexta-feira, 4 de julho de 2008

E Viva Xico Sá!

Só para não deixar meu bloguinho a ver navios......
Amo esse cabra! Apesar de discordar que os homens feios trazem tanta felicidade assim.....



MODOS DE MACHO - Feios em alta, o resto é bossa

Xico Sá*/Especial para BR Press
(BR Press) - Como dizem aqueles cartazes de estádio de futebol em finais de campeonatos, todo regozijo, toda poesia, todo triunfo e prosa: Eu já sabia!

Repare amigo, observe amiga, no que disse o informe da BBC de Londres esta semana, rádio de confiança que ouvia há séculos com meu avó João Patriolino lá no sítio das Cobras, Santana do Cariri, ali entre Nova Olinda e Assaré, na confluência do Ceará, Pernambuco e Piauí, música ao longe entre uma rasga-mortalha e outra a ranger nas telhas dos mal-assombros possíveis do museu de almas e botijas:

“Mulheres casadas com homens feios são mais felizes!!!”

Ponham exclamação nisso, colegas tipógrafos aí nas oficinas dos velhos jornais e almanaques da vida, no tempo em que os gráficos tocavam fogo no mundo e paravam tudo, no tempo em que Manoel Caboclo e Silva fazia o seu lunário O Juízo do Ano, rua de Todos os Santos, Juazeiro, salve, salve meu vizinho.

Ponham aspas nisso, tipógrafos da modernidade. Feios para quem, caras pálidas?

Perguntem às crias das nossas costelas ou às nossas mães mais lindas ainda lá nos seus sagrados cantinhos!

Mulheres casadas com homens feios são mais felizes. Isso mesmo. Releia, acredite, repita comigo a manchete da semana. É a ciência comprovando o que sempre digo, amigo, é a ciência a serviço da vida de trasantontem.

É o que diz o informe da BBC, agora transmitindo apenas no mundo virtual e interneteiro, que pobreza, aquela emissora que me fez ouvir, no meio da Serra do Araripe, a linda Hey Jude, The Beatles, pela primeira vez, que coisa. Mas bora ao que interessa nessa crônica, chega de nostalgia, rapaz, a vida segue, a vida é bronca permanente como a revolução de Mao Tsé-Tung, eita porra.

"Os homens mais bonitos que suas parceiras demonstraram tendência a oferecer menos apoio emocional e prático às suas mulheres", avaliou o professor James McNulty, que coordenou o estudo, segundo o jornal britânico Daily Mail, ponto de partida da notícia.

"Homens mais bonitos têm à disposição mais possibilidades de relacionamentos de curto prazo, o que os torna menos satisfeitos e comprometidos com o relacionamento."

Ri, macaco darwinista!

É o que dizem os pesquisadores da tal notícia.

Mal-diagramado que só vendo, eu não digo é nada, sob pena de parecer defesa corporativa dos feios do mundo, uni-vos.

Mas que faz sentido, isso faz, o Príncipe Ribamar da Beira-Fresca, sábio que se passava por doido em Juazeiro, sempre à espera de cartas da Princesa Isabel, para quem se declarava eternamente, que o diga.

Os lindos são muito mal-resolvidos. Acostumaram achar que a vida é uma luta de boxe que sempre vencem por nocaute.

Os feios são mais devotos e amorosos. Passam a vida vencendo apenas por pontos. E passarão, gracias.

Os mal-diagramados sempre tiveram que minar as resistências, gastar o latim de todas as missas, cozinhar os juízos, “priquitins” molhados de sertões difíceis de chuvas, desertos semi-áridos que se águam com muita prosa, governo em ano bom ou língua.

Faz todo sentido do universo essa pesquisa do triunfo dos mal-amanhados de nascença. Mas só faz porque é a favor da nossa feiosa causa. O resto é o olho de quem vê contra o coração de mãe ou de outras raparigas que, por ventura e sorte, nos amam em nos acham definitivos galãs e Alains Dellons.

Ao cronista, amigo, só resta pingar o ponto final sobre todas as suspeitas anteriores.

& Modinhas de fêmea

Depois do suor desse tema todo, amiga, só nos resta deixar a boutaude do velho Serge Gainsbourg, cabra francês, cantor, compositor, aquele bem romântico da canção Je T`aime... Moi Non Plus, mais feio que só maxixe lascado em cruz, que dizia, na sua buena onda, mais ou menos assim, em livre tradução desse parcialíssimo cronista:

“A vantagem de ser feio é que a beleza é passageira; já a feiúra é para sempre”.

E aí, Mimi, leitora número 1, o que me diz?

(*) A coluna Modos de Macho & Modinhas de Fêmea, do jornalista Xico Sá, é fornecida com exclusividade pela BR Press. Fale com ele pelo e-mail: xicosa@brpress.net .

2 comentários:

Renata Kanitz disse...

Sera? Fico com minhas duvidas, pois acredito q tudo seja uma questao de auto-estima. E tbem do que se designa bonito e feio. O q eh feio em um homem? Vide Fagundao: qto mais barrigudo, mais papadas no papo ou embaixo dos olhos, qto mais grisalho, mais "bonito" fica.Sean Conery tbem. Ate careca ele nos faz suspirar. Entao prefiro classificar os homens como interessantes ou nao. A grande vantagem eh q eles nao sabem disso, mas tbem nao sao neuroticos (nem tao cobrados diga-se de passagem) como nos mulheres com os quilinhos a mais, com as rugas e os fios brancos. Portanto, creio q esse suporte de q fala o artigo se designa a auto-estima. Se o cara tem a auto-estima la pra baixo, vai depender do carate dele: se for bacana, ok, se nao, vai te jogar para um patamar que o deixe confortavel, ou seja, vai fazer com q vc se sinta o coco do cavalo do bandido. Se ele tiver o ego muito inflado, vai fazer tanta questao de ser exaltado q nem vai perceber q todo mundo precisa, de vez em qdo, de um estimulo. Entao nem bonito, nem feio, nem complexado nem narciso, o q ha de melhor em um homem eh a seguranca q ele tem no taco dele e o tamanho de sua generosidade. Dificil de encontrar ne rsrsrs!
Bjos em todos!

Helena Pawlow disse...

Falou e disse Dona Kanitz! Auto-Estima! É o que falta nas mulheres e está de sobra na maioria dos homens (com excessões é claro!)
Acho que por isso ando solteira ultimamente...Resolvi não me contentar com "qualquer coisa"! Quero caráter, segurança e personalidade em um companheiro! E diga-se de passagem hj tá difícil!
Bjos e Obrigada por aparecer!