quinta-feira, 12 de junho de 2008

"Romântico é uma espécie em extinção?"

"Romântico é uma espécie em extinção?"
Para muitos “despeitados de plantão”, hoje não deixa de ser mais uma data comercial. Porém, na minha opinião, mesmo estando solteira no momento, é muito importante e bonito comemorar essa data.Comemorar o Dia dos Namorados com a pessoa amada é uma delícia! Brilhos nos olhos, jantar à luz de velas, sorrisos, beijos, flores, cartões, presentes, mensagens. Tem coisa melhor do que está apaixonado e ser correspondido? Coração acelerado, mãos frias, cabeças nas nuvens... Pode falar que é brega, piegas e etc. Mas me diga qual mulher, a mais feminista que seja, que nunca se derreteu por um buquê de rosas vermelhas, um urso de pelúcia e um coração enormeeeeeeeeeeeeee, escrito “Eu te Amo”?

Um “Dia dos Namorados” bem comemorado fica guardado na memória, pelo menos na minha ficou. Ao meu ver o que conta nem é o valor do presente, mas o que ele representa.Eu me lembro de alguns: Meu primeiro namorado me deu uma caixa com um presente e cheia de zilhões de corações de papel, dobrados (era papel de caderno mesmo), que ele mesmo cortou onde cada um tinha uma frase romântica. (O bonito foi ver o trabalho que ele teve para cortar e escrever um por um). Já ganhei música, já ganhei poema, já ganhei até um anel de noivado nesse dia, com direito a jantar à luz de velas e olhos cheios de lágrimas. Vivenciar e relembrar isso tudo é gostoso, não podemos negar.
Mas para quem, assim como eu, ainda não achou a “tampa da panela”, (até achei algumas, mas por um motivo ou outro, nenhuma encaixou totalmente) não precisa ficar se achando as mais solitárias das criaturas....Existe os pontos positivos de estar solteiro, mas isto é assunto para um próximo post.
Para homenagear à todos enamorados, deixo essa letra de Vander Lee que descreve exatamente o romântico na sua perfeita forma.Vai dizer que ele não tem razão?


Românticos
Vander Lee
Composição: Nado Siqueira
Românticos são poucos
Românticos são loucos
Desvairados
Que querem ser o outro
Que pensam que o outro
É o paraíso...

Românticos são lindos
Românticos são limpos
E pirados
Que choram com baladas
Que amam sem vergonha
E sem juízo...

São tipos populares
Que vivem pelos bares
E mesmo certos
Vão pedir perdão
Que passam a noite em claro
Conhecem o gosto raro
De amar sem medo
De outra desilusão...

Romântico
É uma espécie em extinção!
Romântico
É uma espécie em extinção!

Românticos são poucos
Românticos são loucos
Desvairados
Que querem ser o outro
Que pensam que o outro
É o paraíso...

Românticos são lindos
Românticos são limpos
E pirados
Que choram com baladas
Que amam sem vergonha
E sem juízo...

São tipos populares
Que vivem pelos bares
E mesmo certos
Vão pedir perdão
Que passam a noite em claro
Conhecem o gosto raro
De amar sem medo
De outra desilusão...

Romântico
É uma espécie em extinção!
Romântico
É uma espécie em extinção!

Românticos são poucos
Românticos são loucos
Como eu!
Românticos são loucos
Românticos são poucos
Como eu! Como eu!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Mulheres Hortifrutigranjeiros

Mulher samambaia, mulher melancia, maracujá, uva, melão.... Ultimamente muito se tem ouvido falar dessas mulheres vegetais, leguminosas e frutíferas. Não resisti em indagar o que leva uma mulher se auto-intitular “melancia”, ou coisas do gênero. Muitos de vocês devem estar pensando.... “Pura inveja sua !!!!” . Reconheço que todas elas possuem corpos esculturais, fruto de muita malhação, dieta, cirurgias, próteses e todas as parafernálias existentes para se alcançar o tão desejada corpo perfeito imposto pela mídia. Ossos do ofício de quem vive de expor seu corpo, é modelo, atriz, trabalha na TV. Mas comparar suas próprias nádegas à frutas.... Já é apelação demais para meu gosto, e desgosto! Desgosto, sim! É inadmissível que a mulher minimize suas qualidades à sua “bunda”. Já não basta termos sido chamadas de potrancas, cachorras e levar inúmeros tapinhas “que não doem”?

Enquanto houver mulheres que aceitam por dinheiro, por fama, e até por carência prestar esse tipo de papel lastimável, haverá opressão, preconceito e abuso. Não é à toa que o país que vivemos é visto lá fora como o “filão” da prostituição. Será que ninguém entende que associar as mulheres à exclusivamente isso, não contribui para aumentar o machismo e o desrespeito?

Proponho reverter essa associação. Já pensou que bom seria, se fôssemos associadas não só ao erotismo e ao sexo, mas sermos associadas à cultura, ao social, à caridade? Que tal “Mulher Literatura”, “Mulher Direitos Humanos”, “Mulher Bem estar social”? Nenhuma delas desprovidas de vaidade, charme e beleza, é lógico. Porém representando algo mais do que, bundas e peitos enormes e siliconados. Com certeza não venderia tanto quanto a mulher melancia na Playboy. Mas por outro lado seríamos vistas não apenas como uma peça de carne pronta para ser abatida, mas como seres humanos, passíveis de outras vivências e outras competências além dos cliques do J.R Duran, que diga-se de passagem, manda muito bem.

Adélia Prado, Frida, Zélia Gattai, Marisa Monte, Maria Betânia entre outras inúmeras mulheres são exemplos, que graças a deus não precisaram de expor o corpo para ter destaque. Sua arte, sua literatura, sua vida, basta para se tornarem inesquecíveis, desejáveis e incrivelmente belas.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Sobre pitangas e felicidade

Acho que essa é a minha terceira tentativa de ter um blog. Acho uma ótima "pedida" para escrever o que quiser, sem censura. O problema é ter disciplina e tempo para manter isso atualizado.... Leio os blogs dos meus amigos e até de desconhecidos, e deu vontade de criar um novamente prá mim.

Vou inaugurar explicando o porquê deste "sugestivo" nome....
O nome pitanga vem de pyrang, que, em tupi, quer dizer "vermelho". Portanto, a expressão "chorar as pitangas" significa "chorar muito, até os olhos ficarem vermelhos".
Quando a gente diz: fulano "chorou as pitangas", não necessariamente ele chorou de lágrimas, mas usamos esta expressão para dizer que ele reclamou, lamuriou. Sabemos que um blog, muitas das vezes é um lugar de desabafo, às vezes um "muro de lamentações". E o ato de "reclamar", é inerente ao ser humano. Reclamamos de tudo, a toda hora.Eu sou um destes seres humanos que vivem reclamando... Do frio, do calor,do excesso de coisas para fazer e da falta....

Mas calma! Não reclamarei apenas no pitangas :)
Para comprovar isso, querido leitor, vou explicar o outro motivo da escolha do nome. Quando penso nessa "inofensiva" frutinha vermelha, lembro do pequeno pé que tinha no quintal da casa de minha avó paterna, onde, quando era criança, ficava horas embaixo pegando aquelas que caíram, ou pedindo para a vovó Mercês as mais vermelhas e docinhas.... Me deliciava nesse trabalho e sempre torcia para o pé estar carregado!Ao recordar esse pequeno episódio da minha infância, lembrei também de como era mais fácil e mais simples ser feliz.Por isso deixo bem claro: o pitangas não será apenas um lugar para reclamar, mas também de exaltar as pequenas e singelas coisas belas da vida que nos deixa bem próximos da felicidade.