segunda-feira, 9 de junho de 2008

Sobre pitangas e felicidade

Acho que essa é a minha terceira tentativa de ter um blog. Acho uma ótima "pedida" para escrever o que quiser, sem censura. O problema é ter disciplina e tempo para manter isso atualizado.... Leio os blogs dos meus amigos e até de desconhecidos, e deu vontade de criar um novamente prá mim.

Vou inaugurar explicando o porquê deste "sugestivo" nome....
O nome pitanga vem de pyrang, que, em tupi, quer dizer "vermelho". Portanto, a expressão "chorar as pitangas" significa "chorar muito, até os olhos ficarem vermelhos".
Quando a gente diz: fulano "chorou as pitangas", não necessariamente ele chorou de lágrimas, mas usamos esta expressão para dizer que ele reclamou, lamuriou. Sabemos que um blog, muitas das vezes é um lugar de desabafo, às vezes um "muro de lamentações". E o ato de "reclamar", é inerente ao ser humano. Reclamamos de tudo, a toda hora.Eu sou um destes seres humanos que vivem reclamando... Do frio, do calor,do excesso de coisas para fazer e da falta....

Mas calma! Não reclamarei apenas no pitangas :)
Para comprovar isso, querido leitor, vou explicar o outro motivo da escolha do nome. Quando penso nessa "inofensiva" frutinha vermelha, lembro do pequeno pé que tinha no quintal da casa de minha avó paterna, onde, quando era criança, ficava horas embaixo pegando aquelas que caíram, ou pedindo para a vovó Mercês as mais vermelhas e docinhas.... Me deliciava nesse trabalho e sempre torcia para o pé estar carregado!Ao recordar esse pequeno episódio da minha infância, lembrei também de como era mais fácil e mais simples ser feliz.Por isso deixo bem claro: o pitangas não será apenas um lugar para reclamar, mas também de exaltar as pequenas e singelas coisas belas da vida que nos deixa bem próximos da felicidade.

Nenhum comentário: